Anestesiologia

Essa especialidade médica estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como uma cirurgia, um curativo ou um exame-diagnóstico. Ela pode ser dividida em anestesia geral – em que o corpo todo é anestesiado – e anestesia parcial ou anestesia regional, em que apenas uma região do corpo é anestesiada e o paciente não precisa necessariamente dormir. Isso deve ser avaliado pelo profissional responsável e varia de acordo com a necessidade de cada caso.

O profissional que trabalha nesta área é chamado anestesiologista, eles são responsáveis pela avaliação do paciente, escolha do tipo de anestesia, vigilância durante a cirurgia e recuperação da anestesia.

Angiologia

Angiologia e Cirurgia Vascular é a especialidade médica – clínica e cirúrgica – que trata as doenças das artérias (falta de circulação), veias (varizes e tromboses) e vasos linfáticos (erisipela e linfedemas).

O tratamento clínico é feito por alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos. E o tratamento cirúrgico pode ser por cirurgia através de incisões, tratamento convencional, ou por dentro dos vasos, chamada de cirurgia endovascular.

Cardiologia

A cardiologia é a especialidade médica que trata as doenças que acometem o coração e outros componentes do sistema circulatório. Contamos também com a Cardiologia Invasiva Hemodinâmica, no qual consiste em procedimentos médicos invasivos para diagnóstico e tratamento de cardiopatias. Através de um sistema de computadores avançados, também permite detectar com precisão o grau de obstrução das artérias, possibilitando uma indicação mais segura do tratamento.

Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica é um procedimento que visa aperfeiçoar o corpo e agregar melhorias tanto funcionais como na autoestima.

De acordo com a sua finalidade, a cirurgia plástica pode ser:

– Estética: A Cirurgia Plástica Estética é aquela efetuada com o objetivo de aprimorar a aparência de uma determinada região do corpo. Um exemplo muito comum nesses casos são as mulheres que apresentam seios grandes e apresentam dores cervicais. Problemas assim implicam dificuldades que vão de problemas funcionais a percalços sociais;

– Reparação: A Cirurgia Plástica Reparadora tem como principal finalidade a correção das mais variadas lesões, que contemplam queimaduras graves, reconstrução mamária após a cirurgia de câncer de mama, sequelas ocasionadas por acidentes,fratura de ossos da face, lesões causadas por tumores ou cânceres de peles, entre outras.

Clínica Geral

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Endoscopia Geral

Endoscopia, significa olhar para dentro do paciente. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, pode ser dada de forma anal, ventricual ou gastrointestinal.

Endocrinologia

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.

A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

Fisioterapia

É uma especialidade que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.

Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Gastroenterologia

A gastroenterologia (palavra oriunda do grego gastro=estômago; entero=intestino; logia=estudo), também chamada de gastrenterologia, é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal.

O aparelho gastrointestinal é composto por diversos órgãos e, consequentemente, o número de problemas desta área é amplo. Estes órgãos são: boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso, além dos órgãos anexos à este aparelho, que são o fígado e o pâncreas.

Ginecologia obstetricia

Ginecologia e obstetrícia ou obstetrícia e ginecologia é uma especialidade médica que opera no campo da obstetrícia e da ginecologia e à qual se acede após treinamento de pós-graduação universitária para o acompanhamento da saúde reprodutiva da mulher e para o tratamento de complicações obstétricas, incluída a prática cirúrgica.

Nutrição

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia osbenefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida

Oncologia

A oncologia é um ramo da ciência médica que é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento dos tumores malignos sólidos. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega “onkos” (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo “logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

A Oncologia está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia. No Brasil a Oncologia é também chamada de Cancerologia.

O que é Câncer?

Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento anormal e fora de controle das células. É também conhecido como neoplasia.

O Oncologista

O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Ortopedia e Traumatologia

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

Pediatria

Pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.

Proctologia

Proctologia é a especialidade médica que busca diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem a porção terminal do aparelho digestivo, o cólon, o reto e o ânus. Nesse sentido, é chamada também de coloproctologia. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia confere certificados aos médicos especializados, chamados proctologistas.

Embora a proctologia cuide de doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano, a consulta regular ao especialista e a realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por algum tempo e é um dos que mais matam.

Psicologia

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).

Segundo o psicólogo austríaco H. Rohracher, psicologia “é a ciência que investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e efeitos”. Esta definição indica bem a dificuldade de abranger em um só conceito todos os fenômenos psíquicos. São possíveis e justificáveis dois aspectos fundamentalmente distintos: o das ciências naturais, que procura uma explicação causal, e o das ciências filosóficas, que pede uma explicação de sentido.

A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Os comportamentos dos animais são estudados pela Etologia.

Grande parte das investigações em Psicologia são realizadas através do método de observação, sendo a observação sistemática, delimitada pelas condições do que se pretende observar, a mais utilizada. Em alguns casos, a observação é ocasional, isto é, não segue um plano pré-estabelecido.

Reumatologia

Experiência no diagnóstico e tratamento de doenças qua causam DOR nas articulações, nos músculos, nos ossos, nos tendões e bursas, além de doenças Inflamatórias e Imunológicas.

Urologia

Urologia é a especialidade médica que se ocupa das doenças relacionadas às vias urinárias e ao sistema reprodutor masculino. Os urologistas são os profissionais que tratam de pacientes com distúrbios ou doenças nesses órgãos, como o câncer. Rins, ureteres, bexiga urinária, testículos, epidídimos (canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma), ducto deferente, vesículas seminais, próstata, pênis e adrenal são os órgãos tratados pela Urologia.

R. Abílio Procópio, 64,
Jequié - BA, 45200-510